quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Presidente da Câmara participa da II Conferência Municipal Integrada de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente

O Presidente da Câmara, vereador Aluisio Pinheiro, juntamente com o prefeito Emidio de Souza e diversas autoridades, participou na última terça-feira, 2 de agosto, da II Conferência Municipal Integrada de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente, uma realização do Conselho Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Osasco que integrou a VII Conferência Municipal de Assistência Social e a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Sob o tema “Os Avanços na consolidação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão, programas, projetos, serviços e benefícios”, a conferência teve por objetivo avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento da gestão do SUAS na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios no município de Osasco. A atividade também serviu de preparação para as próximas etapas, elegendo delegados para as conferências regional, estadual e nacional de Assistência Social.

A atividade envolveu usuários, trabalhadores do setor, prestadores dos serviços socioassistenciais e representantes governamentais e apresentou a sistematização das deliberações das 11 pré-conferências que serão levadas para o âmbito estadual e posteriormente para o nacional. Também debateu a politica nacional e o plano decenal da criança e do adolescente.

As discussões das propostas giraram em torno dos seguintes subtemas:

- Estratégias para estruturação da gestão do trabalho no SUAS
- Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais
- Fortalecimento da participação e do controle social
- A centralidade do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil
“Esse evento é de extrema importância para o discussão de propostas para a resolução de problemas emblemáticos dos grandes centros urbanos. Apesar dos nossos esforços, ainda há desafios para criar políticas públicas que diminuam a vulnerabilidade social”, comentou o Presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário