O Presidente da Câmara, vereador Aluiso Pinheiro, acompanhando o prefeito Emidio de Souza, participou na manhã de sábado, 27 de agosto, da solenidade de formatura dos militares de Osasco que integram a próxima Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah). Os soldados ficarão seis meses no país e retornarão em fevereiro de 2012. A solenidade se iniciou no Calçadão da Rua Antonio Agu, em frente ao Osasco Plaza Shopping, e terminou com um café da manhã entre autoridades políticas, militares e familiares e amigos dos soldados, na Praça de Eventos do shopping.
A região de Osasco irá enviar 121 militares do 4° Batalhão de Infantaria Leve do Exército Brasileiro, 11 da 5ª Bateria de Artilharia Anti-Aérea Leve - ambos grupamentos localizados em Quitaúna - e 19 homens do 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve, em Barueri, de um total de 810 militares brasileiros que fazem parte do 15º contingente em Missão de Paz naquele País. A missão de paz para o Haiti foi criada pelo Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), em 2004, com o objetivo de restaurar a ordem no país após o então presidente haitiano Jean-Bertrand Aristides ter sido deposto.
A viagem para o Haiti está marcada para a quinta-feira, dia 1° de setembro.
O comandante do 4° Batalhão de Infantaria Leve do Exército Brasileiro, tenente-coronel Jones Darkenwald Faria, abriu os discursos da solenidade após a execução do Hino Nacional. “Fico muito honrado em poder realizar a despedida da 3ª Companhia de forças de paz, que tem a missão de zelar pela manutenção e garantia da estabilidade militar no Haiti. Vocês treinaram muito para representar o Brasil no exterior e seguiram um rígido programa de trabalho. Levem os ensinamentos aprendidos com sabedoria para as difíceis situações reais no Haiti”, destacou.
Para o vereador Aluisio Pinheiro, os militares da nossa região irão levar uma importante e fraterna mensagem de todo povo osasquense. “Estes militares, não apenas de Osasco mas de toda região, vão levar até o Haiti uma mensagem de esperança a tantos trabalhadores que, assim como em Osasco, não desistem de lutar por dignidade, melhores condições e pela construção de um pais soberano e socialmente justo”, comentou o vereador.
Em seguida, o prefeito de Osasco ressaltou o protagonismo do Estado Brasileiro como um importante ente federativo no cenário internacional. “Quanto mais crescemos, mais somos chamados para assumir mais responsabilidades em missões de paz. Vamos até o Haiti para oferecer um pouco da nossa organização e estabilidade social, política, econômica e democrática”, disse.
Já o general do Exército, Adhemar da Costa Machado Filho, comandante militar do Sudeste, ressaltou a sensibilidade das autoridades políticas diante da magnitude do evento. “Quando fui convidado pelo prefeito Emidio para participar da solenidade, fiquei orgulhoso como brasileiro, porque quando a autoridade pública visualiza a importância do cidadão fardado e o vê como uma figura indispensável para a soberania do país, amadurecemos politicamente como sociedade. Por isso, fiquei muito contente com a postura do prefeito Emidio e com a forma íntegra como ele nos convidou, em cerimônia fora do aquartelamento e aos olhos públicos. Por todo esse simbolismo, desejo que as tropas defendam com muita honra e vigor não apenas o Estado Brasileiro, mas os interesses do povo haitiano, que sofre com o esfacelamento da sua nação”, esclareceu, afirmando que a ONU observa os militares brasileiros como um dos melhores perfis técnicos e psicológicos para intervenções humanitárias, já tendo direcionado contingentes para Moçambique, Angola e Timor Leste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário