Na foto, os presidentes das câmaras municipais de Jandira, Luciano de Oliveira Farias, de Carapicuíba, Alexandre Pimentel, o vereador Netinho de Paula, e os presidentes das câmaras de Santana de Parnaíba, Régis Salles, de Osasco, Aluisio Pinheiro, e de São Paulo, Police Neto.
Na segunda-feira, 11, o presidente do Legislativo Osasquense, Aluisio Pinheiro (PT) participou de evento na Câmara da Capital, no qual municípios da Grande São Paulo deram mais um passo na construção de uma parceria que possibilite diálogo e planejamento para a solução dos problemas partilhados pelas cidades e seus moradores.
Durante o encontro, a Mesa Diretora da Casa assinou um acordo de cooperação técnica com outras 26 cidades da Região Metropolitana. A assinatura faz parte do empenho dos municípios para a criação do Parlamento Metropolitano (ParlaMet), que terá como objetivo agregar todas as 39 cidades que compõem o eixo para facilitar tomada de decisões sobre entraves como a integração de transporte público.
"Já estamos com mais de 60% de adesão ao nosso projeto. Não tenho dúvidas de que até maio conseguiremos agregar os 39 municípios que fazem parte da Região Metropolitana, porque todos sabem o quanto é positivo o trabalho em parceria", afirmou o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, José Police Neto (PSDB).
Ele também declarou que "a ideia não é nova, mas estamos fazendo um esforço gigantesco para convencer que existe um conjunto de leis municipais sobre o qual podemos trabalhar para eliminar entraves, custos, obter recursos públicos para projetos e facilitar a vida do cidadão"
O presidente da Câmara Municipal de Osasco, vereador Aluisio Pinheiro (PT), que também assinou o acordo, a ideia do ParlaMet é fundamental. "Nós de Osasco partimos da experiência da organização da Câmara Oeste, que congrega os municípios da nossa região. O porte da representatividade que o parlamento metropolitano terá dará força para muitos avanços", declarou Aluisio.
Agenda
Para dar continuidade ao projeto com celeridade, no próximo dia 18, a Mesa Diretora da Câmara de São Paulo e as cidades que assinaram o acordo nesta segunda-feira ficarão responsáveis por convidar os municípios que ainda não aderiram ao projeto. A oficialização do ParlaMet foi marcada para o dia 9 de maio.
As 26 cidades que assinaram o acordo técnico são Arujá, Biritiba Mirim, Diadema, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Pirapora do Bom Jesus, Santana do Parnaíba, Rio Grande da Serra, Santa Isabel, São Bernardo do Campo, Suzano, Barueri, Carapicuíba, Ferraz de Vasconcelos, Itapevi, Jandira, Osasco, Poá, Ribeirão Pires, Salesópolis, Santo André, São Caetano do Sul, Mauá, São Vicente e Mairiporã.
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário