Apesar de ter ganhado espaço na mídia agora, com a tragédia na escola do Rio de Janeiro, mas ainda pouco conhecido entre pais e educadores no Brasil, o Bullying é um tipo de violência praticada nas escolas e que tem chamado atenção tanto pela severidade de suas consequências quanto pela dificuldade em identificá-la, já que é mascarada de "brincadeira" e não há fórmulas para medir o reflexo na vida de quem sofre com ela.
Atento a esta violência, que a cada dia transforma alunos em vítimas ou os afastam da sociedade, Aluisio Pinheiro conseguiu transformar projeto de sua autoria em lei no munícipio.
Aprovada em 2009, a Lei 4.372 prevê a inclusão de medidas de conscientização no projeto pedagógico das escolas, tendo como principais ferramentas a prevenção e o combate ao Bullying. "Não podemos mais só tratar das consequências, como muitos sugerem como resposta à questão do Rio. Precisamos incentivar a prevenção, através da orientação, para que não passemos mais por esta dor", disse.
Características do Bullying:
O Bullying envolve atos de violência física ou psicológica exercida por grupos ou indivíduos contra outras pessoas, causando dor e constrangimento. De origem inglesa, o termo especifica um comportamento sistemático e sem motivo aparente.
Na maior parte dos casos, são ações de descriminação, preconceito, humilhação, assédio ou agressão, mas que podem acarretar sérias consequências, como problemas com o desenvolvimento psíquico do aluno, baixo rendimento e evasão escolar, queda da autoestima e, em casos mais graves, transtornos psicológicos sérios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário