Aluisio Pinheiro participa, ao lado de chefes do Legislativo em São Paulo, da oficialização do ParlaMet
O Presidente da Câmara Municipal de Osasco, vereador Aluisio Pinheiro, ao lado de presidentes das Câmaras Municipais da Grande São Paulo, oficializaram na manhã de segunda-feira, 9 de maio, a criação do Parlamento Metropolitano (ParlaMet). A solenidade do lançamento oficial do órgão foi realizada no auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa, na Capital e contou com a presença dos vereadores João Góis (PT), Nelsinho (PT), Valmir Prascidelli (PT), Eduardão (PSB), Rogério Lins (PR) e Josias Nascimento (PP). O objetivo do novo órgão é fazer com que as Casas legislativas das cidades da Região Metropolitana de São Paulo busquem soluções conjuntas para problemas comuns, como transporte rodoviário e ferroviário, segurança, meio ambiente (despoluição do Rio Tietê, destinação do lixo, redes de esgoto), entre outros.
Um dos articuladores da região Oeste, o vereador Aluisio Pinheiro é um entusiasta da iniciativa. Para ele, unidos teremos muito mais força, “principalmente diante do governo do Estado e nossos pleitos não poderão ser ignorados”, prevê Aluisio.
A organização representa um universo que compreende 39 municípios, 547 vereadores, cerca de 21 milhões de habitantes e um PIB que ultrapassa os R$ 400 milhões, formando a terceira maior área urbana do mundo.
A abertura do evento foi feita pelo presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Barros Munhoz. Em documento entregue na solenidade, o Parlamento Metropolitano estabeleceu objetivos, como realizar estudos, pesquisas e debates buscando a melhoria da qualidade de vida e dos serviços públicos municipais, entre outros. Porém, uma das prioridades já definidas será a integração das tarifas de ônibus nas cidades. Outro item na pauta do órgão é a análise, revisão e integração dos planos diretores. O tema que tem atraído a atenção dos vereadores de uma forma geral é a tramitação do projeto de lei complementar nº 6, que reorganiza a Região Metropolitana de São Paulo. O projeto passou a tramitar com regime de urgência desde o dia 3 deste mês na Assembleia Legislativa sem que os vereadores tenham sido consultados, “mas mesmo assim nós já estamos nos debruçando sobre o tema”, disse o presidente.
O ParlMet vai usar a estrutura já existente na Câmara de São Paulo e terá caráter consultivo. O próximo passo será definir as câmaras técnicas e um calendário para realização de encontros periódicos e temáticos.
"O Parlamento Metropolitano vai potencializar a busca por interesses comuns. Por meio deste novo organismo, teremos a oportunidade de buscar, cada vez mais, agregar esforços e propiciar um espaço em que todos possam se expressar igualitariamente", declarou o presidente.
Aluisio afirmou ainda que o Parlamento Metropolitano será um instrumento de relevância para os moradores da região Oeste, e vai colaborar com o respectivo avanço nas discussões conjuntas. “Com o ParlaMet, além de instituirmos um fórum permanente de discussões, aumentamos a nossa representatividade na solução de questões como a integração entre os sistemas de transporte coletivo”, concluiu.
A próxima reunião geral do órgão recém criado deve ocorrer em junho, na cidade de São Bernardo do Campo.
quarta-feira, 11 de maio de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário