quinta-feira, 22 de março de 2012

Osasco Sem Miséria reproduz ações vencedoras do Governo Federal em nossa cidade

Na foto, Aluisio Pinheiro fala da contribuição da Câmara Municipal para o programa  
 Crédito: Eudes de Souza 


A afirmação é do presidente da Câmara Municipal Aluisio Pinheiro, durante lançamento do programa em evento nesta quinta-feira, 15, no Centro de Eventos Pedro Bortolosso.

Aluisio Pinheiro, presente ao evento que registrou mais uma ação da Prefeitura em direção à promoção da justiça social em Osasco, lembrou, ainda, que o trabalho pela inclusão precisa ser constante. “Desde o primeiro mandato do prefeito Emidio de Souza, a administração trabalha para resgatar nossos cidadãos da exclusão trazida pela miséria. Não é um trabalho fácil. Mas com o “Osasco Sem Miséria” teremos mais ferramentas para nos auxiliar nesta batalha”, disse o edil.

O programa é uma ação intersecretarial coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão. Realizado em parceria com a sociedade, o projeto tem por objetivo mudar a realidade de cerca de 6,5 mil pessoas que, hoje, estão em vulnerabilidade social.

O prefeito Emidio de Souza lembrou que antes do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ações similares não tinham eco nem espaço no Brasil. “Ele deu a senha do que deveria ser o País do futuro e cada cidade tem que fazer o mesmo. Osasco já está fazendo isso. O Brasil finalmente aprendeu que não é inexorável termos que viver de maneira conformada com a miséria”, completou.

Durante o lançamento, que contou ainda com a participação do deputado estadual Marcos Martins, do deputado federal João Paulo Cunha, do senador Eduardo Suplicy e do representante o Ministério do Trabalho e Emprego, o secretário nacional de Economia Solidária, professor Paul Singer, o vereador e presidente da Câmara Municipal osasquense dissertou sobre a contribuição da Casa para o projeto. “Aprovamos vários programas que hoje fazem parte dessa ação e podem continuar contando com a Câmara para aprovação de outros que forem necessários”, concluiu.

Osasco Sem Miséria

A atuação do Osasco Sem Miséria terá três eixos: garantia de renda, acesso aos serviços públicos e inclusão produtiva. O primeiro passo será fazer a identificação das pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade para cadastro em programas como Bolsa Família, em parceria com o Governo Federal. Em seguida, serão disponibilizados serviços para que seja garantida a cidadania, como emissão de documentos, fornecimento de energia elétrica, acesso à escola e saúde, dentre outros.

Para finalizar a rede de trabalho para a inclusão, serão desenvolvidas ações para capacitação profissional das famílias.





Nenhum comentário:

Postar um comentário