quarta-feira, 28 de março de 2012

Aluisio Pinheiro recebe a presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo

Legenda: Aluisio Pinheiro discute com Juvandia Moreira proposta audiência pública para portas giratórias
Crédito/Fotos: Eudes de Souza


O presidente da Câmara de Osasco, vereador Aluisio Pinheiro, recebeu na manhã de quarta-feira, 27 de março, a presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Juvandia Moreira. A sindicalista estava acompanhada dos diretores do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, Valdir Fernandes, o Tafarel, e Osvaldo Caetano; Daniel Santos Reis, secretário de Organização e Suporte Administrativo, e Luiz Lellis, da Regional Osasco.

Os representantes dos bancários querem retomar o debate sobre a obrigatoriedade das portas de segurança, que além de detectar os metais, servem como instrumento de retenção para retardo da entrada na agência. Para tanto, os sindicalistas solicitaram a Aluisio Pinheiro que realizasse uma audiência pública sobre a retirada das portas de segurança das agências bancárias da cidade.

Segundo documento entregue na ocasião, os bancos vem intensificando a retirada dessas portas, fruto de uma luta histórica dos bancários, aumentando o risco para trabalhadores e usuários que utilizam os serviços bancários.

Atualmente, a instalação das portas de segurança com detectores de metais são instrumentos opcionais, mas, no entender da entidade de classe, tal equipamento deve ser obrigatório por ajudar a reforçar a segurança bancária. Ainda segundo o Sindicato, de 2010 a 2011, foi registrado aumento de 20% no número de assaltos nessas instituições.

Aluisio Pinheiro enfatizou que aprova a ideia da audiência e propôs ainda uma campanha de conscientização entre as Câmaras legislativas da região para que todas tomem iniciativa de igual teor. “Podemos fazer uma audiência pública não apenas para falar sobre as portas, mas sobre segurança bancária de uma maneira mais ampla”, sugeriu.

Cada município pode ter a sua lei sem ferir a legislação da União sobre o tema. Os bancos gastam mais hoje com publicidade do que com segurança e sabemos que a conquista dessas portas não é apenas dos bancários, mas de toda a população. Os problemas de constrangimentos causados em algumas agências podem ser resolvidos com uma campanha de conscientização, que os bancos não fazem”, disse Juvandia.

Aluisio Pinheiro agradeceu a visita dos sindicalistas, os quais o Presidente acompanha de perto o trabalho junto à categoria, e disse que o gabinete da Presidência está sempre aberto à questões de utilidade pública como essa. “É uma satisfação recebe-los aqui, pois sempre acompanhei de perto o trabalho do Sindicato. Iremos conversar com os vereadores sobre essa audiência que a Câmara terá o prazer de promover devido à importância do tema”, concluiu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário