O prefeito Emidio, Val e o presidente da Câmara Municipal Aluisio Pinheiro
Na sexta-feira, 7 de outubro, 284 famílias realizaram o sonho da casa própria com a inauguração do Conjunto Habitacional Vila Nova, que foi festejada com shows da dupla Hugo e Tiago e do grupo Sampa Crew e que reuniu cerca de 10 mil pessoas. Com a presença do tabelião Dinarte de Oliveira, do 3º Cartório de Notas de Osasco, o prefeito Emidio de Souza assinou a escritura de doação do terreno, de 9 mil metros quadrados, à Associação de Moradores da Vila Nova.
A luta vitoriosa pela moradia digna e de qualidade teve como principal interlocutor o vereador e atual Presidente da Câmara, Aluisio Pinheiro. Junto aos moradores da antiga área livre no Jardim Piratininga, ao lado do COPROMO, há quase cinco anos, o parlamentar está à frente da iniciativa, tornando a parceria com a Prefeitura de Osasco, através da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Governo Federal e a Associação dos Moradores do Vila Nova (também responsável pelo projeto) em uma experiência modelo.
“Este projeto é mais do que uma conquista. Um sonho que para tornar-se realidade precisou que todos os envolvidos acreditassem nele. Além das moradias, também foram construídas parcerias”, disse Aluisio Pinheiro antes da cerimônia.
Projeto pioneiro, o conjunto habitacional Vila Nova recebeu apoio da Prefeitura através da doação do terreno, além de construção dos prédios, pavimentação das ruas e colocação dos inscritos no Bolsa Aluguel enquanto duraram as obras. Com a articulação de Aluisio Pinheiro, as 284 famílias também puderam contar com um financiamento chamado “Crédito Solidário”, da Caixa Econômica Federal, em que o morador recebe a sua chave, começa a pagar apenas R$ 125 por mês e ainda tem desconto se pagar em dia. Além disso, o Vila Nova recebeu, ainda, investimentos da Secretaria Nacional de Habitação (Governo Federal).
A conclusão da obra, que incluiu a construção de cinco blocos, é um exemplo da sintonia dos poderes Executivo e Legislativo.
A obra
Os apartamentos têm cerca de 50m², contam com 2 dormitórios, e estão dispostos dois a dois, em blocos de 5 pavimentos justapostos (térreo + 4 pavimentos). Também foi construída uma praça, nomeada como Vera Lúcia Teixeira, em homenagem a uma das três fundadoras da Associação, já falecida, e realizada a abertura e implantação de 5 ruas asfaltadas para comportar as 5 quadras residenciais: as alamedas Manacás, Umburana, Angelins, Timbaúba e avenida dos Bandeirantes.
Tem ainda outros diferenciais, como as 8 unidades especiais para atender deficientes físicos e moradores com dificuldade de locomoção, além de área de lazer e Unidade Básica de Saúde próxima e em funcionamento. Mas as qualidades do Vila Nova não se encerram na sua infraestrutura. A ideia era justamente a moradia construída ao mesmo passo que a estrutura do entorno. Os moradores dividiram a experiência de participar desde o início das obras até a escolha das unidades.
Agradecimentos
“Hoje é um dia muito especial na minha vida e de 283 famílias. Quero agradecer em primeiro lugar a Deus, que sem Ele nada disso teria acontecido. Abaixo dele, agradecer imensamente ao nosso prefeito, Emidio de Souza, que não mediu esforços para a concretização desse sonho. Agradeço também ao Secretário de Habitação, Sergio Gonçalves e toda sua equipe. Não posso deixar de falar da minha gratidão ao Presidente da Câmara, vereador Aluisio Pinheiro, que nunca soltou das nossas mãos. Ele esteve presente em todas as etapas do processo e tenho certeza que sempre estará com a gente”, destacou Erivalda Tavares, a Val, presidente da Associação, a primeira a discursar e também a primeira a receber a escritura assinada pelo prefeito do seu imóvel.
“Esse foi um trabalho que o prefeito Emidio colocou para nós que foi muito dificil e trabalhoso, mas que é muito gratificante ver o resultado. O Aluisio Pinheiro vivia atrás da gente: precisamos fazer o Vila Nova, precisamos fazer esse projeto, dizia ele. Pegamos essa ideia, levamos até o prefeito Emidio e ele determinou que fizessemos o projeto. Os vereadores foram rápidos e precisos aprovando um projeto importante, que era a doação dessa área para a comunidade. Esse projeto é de muita luta, muita gana”, descreveu o Secretário de Habitação, Sergio Gonçalves.
Na sequencia, o prefeito Emidio relembrou como era a Vila Nova e destacou o resultado do trabalho. “Na primeira vez que estive na Vila Nova, caminhando junto com a Val, vi aquelas ruas de barracos, em cima do esgoto, onde as crianças brincavam. E hoje, ver esses prédios coloridos, bonitos, olhar para essa rua aberta, para esse esgoto canalizado, e o que tudo isso representa na vida de cada um, é um motivo de muito orgulho para mim”, declarou Emidio, enfatizando que o vereador Aluisio sem foi um entusiasta da iniciativa.
“Hoje é um dia de agradecimento. Eu queria pedir licença ao prefeito Emidio para destacar os nossos vereadores. São pessoas valorosas, que nos ajudaram muito nesse projeto, votando a doação em tempo recorde, como bem disse Sergio Gonçalves, para que pudéssemos hoje ter o Conjunto Habitacional Vila Nova”, ressaltou o presidente da Câmara, Aluisio Pinheiro, que parabenizou aos moradores pela confiança na prefeitura e nos vereadores e entregou duas placas de bronze em agradecimento: uma para a Val, simbolizando a garra desse grupo que tanto lutou; e outra para o prefeito, cuja atuação foi decisiva para a vitória do projeto. “O prefeito foi determinante nessa decisão. Ele poderia ter dito não ao nosso projeto, mas ele disse sim”, ressaltou, acrescentando: “Eu quero estender esse cumprimento a todos os moradores, aos 284 familias que confiaram, porque não foi brincadeira, nós derrubamos as casas das pessoas, colocamos no chão.
E como é que elas iam acreditar, confiar que o vereador Aluisio Pinheiro, junto com o Prefeito Emidio e a Associação iam fazer esse trabalho para poder, no dia de hoje, iniciar aqui uma nova fase na vida de cada uma das familias que vão compor o Conjunto Habitacional Vila Nova? Eu tenho certeza que Deus nos iluminou e continua nos iluminando” concluiu Aluisio Pinheiro.
Ao final do ato, Aluisio Pinheiro, o prefeito Emidio e todos os vereadores e deputados presentes visitaram os apartamentos.
HISTÓRIA DE LUTA
A Associação dos Moradores da Vila Nova foi formada em 2000, em busca de uma vida melhor. “Morávamos em uma situação muito precária. Só com a organização e conscientização da comunidade conseguiríamos ter uma vida mais digna, e foi por isso que criamos a associação”, explicou Val. A associação também foi responsável pela contratação da construtora e das assessorias técnicas que comandaram o projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário