Aluisio Pinheiro durante anúncio da entrega das obras
Na sexta-feira, 7 de outubro, 284 famílias realizam o sonho da casa própria, festejada com shows da dupla Hugo e Tiago e do grupo Sampa Crew.
A luta pela moradia digna e de qualidade teve como principal interlocutor o vereador e atual Presidente da Câmara, Aluisio Pinheiro. Junto aos moradores da antiga área livre no Jardim Piratininga, ao lado do COPROMO, há quase cinco anos, o parlamentar está à frente da iniciativa tornando a parceria com a Prefeitura de Osasco, através da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Governo Federal e a Associação dos Moradores do Vila Nova (também responsável pelo projeto) em uma experiência modelo.“Este projeto é mais do que uma conquista. Um sonho que para tornar-se realidade precisou que todos os envolvidos acreditassem nele. Além das moradias, também foram construídas parcerias”, disse Aluisio Pinheiro.
Projeto pioneiro, o conjunto habitacional Vila Nova recebeu apoio da Prefeitura através da doação do terreno, além de construção dos prédios, pavimentação das ruas e colocação dos inscritos no Bolsa Aluguel enquanto as obras duraram. Com a articulação de Aluisio Pinheiro, as 284 famílias também puderam contar com um financiamento chamado “Crédito Solidário”, da Caixa Econômica Federal, em que o morador recebe a sua chave, começa a pagar apenas R$ 125 por mês e ainda tem desconto se pagar em dia. Além disso, o Vila Nova recebeu, ainda, investimentos da Secretaria Nacional de Habitação (Governo Federal).
A conclusão da obra, que incluiu a construção de cinco blocos, é um exemplo da sintonia dos poderes Executivo e Legislativo e, principalmente, do modo do Partido dos Trabalhadores de governar. Os detalhes finais da construção foram discutidos pelo vereador Aluisio Pinheiro com o secretário de Habitação, Sérgio Gonçalves, em 3 de outubro. O habite-se, segundo o secretário, sai nos próximos dias.
Ao todo, o conjunto possui 1.000 m² e conta com apartamentos de 52m², com sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço, tem ainda outros diferenciais, como as 8 unidades especiais para atender deficientes físicos, visuais e moradores com dificuldade de locomoção, além de área de lazer e Unidade Básica de Saúde próxima e em funcionamento. Mas as qualidades do Vila Nova não se encerram na sua infraestrutura. A ideia era justamente a moradia construída ao mesmo passo que a estrutura do entorno. Os moradores dividiram a experiência de participar desde o início das obras até a escolha das unidades.
“O Vila Nova era um remanescente de um projeto de moradia muito precário, no Jd. Piratininga, e aquelas famílias, há mais de uma década, viviam em condições bastante difíceis. Não havia conforto ambiental e ventilação. Tinha insalubridade e uma série de problemas. Tomamos a decisão – eu e a Val, presidente da Associação do Vila Nova – de levar a proposta ao prefeito Emidio, de demolir todas as casas e fazer no local 284 moradias dignas.”
Serviço:
Show de Inauguração do Conjunto Vila Nova
Data: sexta-feira, 7 de outubro
Horário: às 18h
Local:Avenida Graciela Flores Piteri, Jd. Piratininga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário