quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Aluisio Pinheiro prestigia inauguração da nova cúpula do Borboletário de Osasco

 Crédito/Foto: Ivan Cruz/Comunicação PMO


O prefeito de Osasco, Emidio de Souza, entregou, na manhã do dia 20 de setembro, a nova cúpula do Borboletário, que fica instalado no Parque do Jardim Piratininga. O evento integra a programação da Semana da Árvore 2011, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente.


A nova cúpula é resultado de uma parceria entre a Prefeitura, Editora Abril, C&C Materiais de Construção e a Cofarja e vai garantir mais qualidade de vida às borboletas, já que a tela clarite utilizada em sua estrutura permite uma maior retenção de raios solares, beneficiando as plantas do local e, conseqüentemente, as borboletas.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Osasco, Aluisio Pinheiro, destacou a preservação do local. “Este parque agregou qualidade de vida para toda essa região. O que precisamos fazer é preservar. Eu não tenho visto um exemplo maior do que acontece nesse parque. A população tem sido ordeira e tem usado este parque com cuidado e carinho. E eu sou testemunha disso”, afirmou Pinheiro.

Em seguida, o prefeito Emidio deixou sua mensagem. “Esse início de primavera não podia ser mais bonito para nossa população de Osasco. Estamos entregando a nova cúpula do Borboletário. A outra cúpula era baixa e não atendia mais as necessidades. Agora, com essa nova cúpula, feita a partir dessa parceria, garantimos a reprodução em condições mais adequada e ainda asseguramos que todo mundo possa aproveitar melhor esse equipamento de Osasco”, destacou.
Saiba mais sobre o Borboletário

O Borboletário, inaugurado em fevereiro de 2009, é mantido pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente, que coordena as atividades, e de Saúde, que doou equipamentos para o estudo das borboletas.

No local, são criadas 7 espécies de borboletas vindas do Pantanal. E é através de sua observação, acompanhada por explicações de biólogos, que os visitantes aprendem mais sobre a espécie e também sobre a importância da preservação dos recursos naturais para manter o equilibro ambiental. Quando o número de borboletas superar a capacidade da cúpula, elas serão soltas em áreas verdes da cidade.

Este é o 4º Borboletário do Estado de São Paulo, além de ser o segundo na região Metropolitana e o primeiro da região Oeste da Grande São Paulo. Está localizado no Parque Ecológico do Jardim Piratininga, na rua David Silva, 111. As visitas acontecem de terça-feira a sexta-feira das 9h às 16h, e ao sábados, das 10h às 16h. As visitas em grupos devem ser agendadas pelo telefone 3599-3516. Mais informações no site www.borboletariodeosasco.blogspot.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário