quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Aluisio Pinheiro participa de seminário sobre Resíduos Sólidos

Crédito/foto: João Barbosa/CMO

A Prefeitura de Osasco, em parceria com a cooperativa de catadores Coopernatuz e a Coopermundi, promoveu no último dia 17 de setembro, o seminário “Resíduos Sólidos e os Avanços e Desafios da Coleta Seletiva nos Municípios”. O encontro aconteceu no Centro de Formação dos Professores e contou com a presença do prefeito Emdio de Souza.

O Presidente da Câmara Municipal de Osasco, vereador Aluisio Pinheiro, participou da mesa de diálogo sobre os avanços e desafios das Redes de Comercialização, que contou com a presença de representantes da Rede CataSampa, Reciclamp-Campinas, CataVida -Sorocaba e Rede ABC/SP.

Além de Aluisio Pinheiro, participaram do evento o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Nabil Bonduki, o promotor de Justiça do Estado e do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, Eduardo Ferreira, dentre outras autoridades.

Na ocasião, foi lançada a Rede Cataforte de Comercialização da Região Metropolitana Oeste, uma iniciativa das cooperativas filiadas à UNISOL (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários) com investimento social da Fundação Banco do Brasil e parceiros.

“O futuro está na reciclagem, não apenas porque evitamos depositar na natureza materiais que levam milhares de anos para se decompor, mas porque precisamos encontrar alternativas aos recursos que estão se esgotando. Eventos como esse, que nos mostram opções nas mais diversas áreas de manufatura, reutilizando materiais, são o caminho para preservar a natureza e reservar algo para o futuro do planeta”, declarou Aluisio Pinheiro.

Programa Cataforte

O Programa atua em 15 estados brasileiros buscando o fortalecimento do associativismo e do cooperativismo dos catadores e catadoras de materiais recicláveis, propiciando ações para a capacitação, qualificação profissional, assessoramento técnico e mobilização desses profissionais. O Programa, que se realiza com investimentos sociais de R$ 16,8 milhões, é uma parceria entre Fundação Banco do Brasil e Secretaria Nacional da Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, com apoio do Movimento Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis. Cerca de 10.600 catadores integram a iniciativa, que no final de abril irá reunir parceiros em Brasília para avaliação dos primeiros resultado das capacitações.

Além dos cursos, o Cataforte também dá origem ao Projeto Logística Solidária, que visa o fortalecimento do processo produtivo, para que esses grupos tenham condições materiais de transformar força de trabalho em negócio e de controlar as etapas da cadeia produtiva. As organizações parceiras irão entregar 140 caminhões para associações e cooperativas em todo o país. Cerca de 50 já estão em fase de aquisição e distribuição para 11 grupos nos estados da Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Além dos veículos, a iniciativa prevê módulos de capacitação em logística e infraestrutura para os grupos participantes.

Informações: 11.3653-1185 (Programa Osasco Solidária) www.osasco.sp.gov.br ou www.unisolbrasil.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário