Na foto, Creusa Alves do Nascimento Teixeira, o vereador Aluisio Pinheiro, o deputado Marcos Martins e Áurea Satomi Fuziwara
Crédito: Assessoria de Imprensa
Importante instrumento de luta contra a prática intencional de uso de violência física ou psicológica, a cartilha “Bullying: vamos combater este mal!” foi lançada pelo presidente da Câmara Municipal de Osasco, Aluisio Pinheiro, na última sexta-feira, 2, durante evento promovido pelos mandatos do vereador e do deputado estadual Marcos Martins, ambos do PT, no Espaço Cultural Grande Otelo.
Intitulado “Vamos Cuidar das Nossas Crianças?”, o evento, idealizado pelos parlamentares, foi direcionado a educadores, profissionais que atuam nas escolas, pais e alunos, com o objetivo de discutir propostas que venham acolher a promoção de bem-estar e saúde no período de desenvolvimento dos estudantes.
Neste aspecto, além do lançamento da cartilha, que informa todas as especificações para o reconhecimento e prevenção do bullying, foi também apresentado o projeto de lei 441/07, de autoria do deputado Marcos Martins, sobre a inserção de psicólogos e assistentes sociais nas escolas de educação básica, a fim de estruturar o ambiente escolar com profissionais que possam disgnosticar e, consequentemente, prevenir a ocorrência de problemas emocionais e sociais com os estudantes.
O evento, aberto com a apresentação da peça teatral “Bullying não é brincadeira”, da Trupe da Fantasia, também contou com a participação das debatedoras Áurea Satomi Fuziwara, representante do Conselho Regional de Serviço Social, e de Creusa Alves do Nascimento Teixeira, pedagoga.
O presidente da Câmara Municipal, Aluisio Pinheiro, autor da Lei Municipal 4372/2009, que dispõe sobre a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying escolar no projeto pedagógico, lembrou, na ocasião, de sua recente experiência como prefeito interino da cidade, quando teve a oportunidade de regulamentar o texto da Lei de sua autoria, através do Decreto 10.576/2011. “A regulamentação é a espinha dorsal de uma lei, e determina a maneira como ela irá funcionar. Para mim foi muito importante ter tido a oportunidade de além de oferecer este instrumento para cidade, ter sido o responsável, também, pelo decreto da Lei”, disse.
Já o deputado Marcos Martins defendeu que “é sempre tempo de avaliarmos novos acontecimentos para que possamos enfrentar os problemas que a nossa sociedade apontar”. Por isso, para o parlamentar, as escolas só tem a ganhar com este reforço em seu quadro de funcionários. “Com o apoio destes profissionais para fazer esta interface entre família, alunos e professores, dividiremos tarefas e levaremos mais saúde às nossas crianças. Não dá mais para esperar e o Estado de São Paulo, um dos mais ricos do Brasil, precisa oferecer o apoio necessário e condizente com a sua posição no país”, concluiu.
O vereador Aluisio Pinheiro aproveitou, também, para solicitar o apoio da população para a luta. “A cartilha trás exatamente todas as explicações sobre o que é e como acontece o bullying. Foram oito meses de estudo e preparação. Mas precisamos do apoio de todos para darmos vida à Lei, pois lei que só existe no papel é uma lei morta”, finalizou.
Ao final do evento, foi informado pelo mediador da mesa debatedora que existe grupo de discussão do projeto de lei do parlamentar na Assembleia Legislativa de São Paulo para os interessados em obter mais informações. A cartilha de combate ao bullying está disponível no gabinete do vereador ou pelo site www.aluisiopinheiro.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário