Crédito: Leandro Palmeira
O Presidente da Câmara de Osasco, vereador Aluisio Pinheiro, prestigiou no último dia 27 de maio a inauguração do campus Osasco da Unifesp – Universdidade Federal de São Paulo, cerimônia que contou com a participação do Ministro da Educação, Fernando Haddad, do deputado federal João Paulo Cunha, do estadual Marcos Martins, entre outras autoridades, todos recepcionados pelo prefeito Emidio de Souza.
Na ocasião, o vereador Aluisio Pinheiro comentou a importância da inauguração. "Representa um sonho que se tornou realidade graças à parceria. A Câmara Municipal teve importante participação para que se implantasse esse campus provisório, pois os vereadores aprovaram e assim o espaço foi cedido. E o mais importante é que não houve prejuízo para os alunos da Fac Fito", enfatizou o presidente.
Durante sua fala, o reitor da Unifesp, Walter Manna Albertoni, disse que a universidade está instalada definitiva e oficialmente. "Osasco está em festa como a própria Unifesp. Era um compromisso que existia entre o Ministério de Educação, membros da universidade, a Prefeitura e a própria comunidade. Estou muito grato com a Prefeitura de Osasco por nos ceder o prédio provisoriamente para iniciarmos nossas atividades ", declarou, fazendo referência à cessão do prédio atual, pela administração municipal, para início dos curso em um campus provisório enquanto a Unifesp prepara o projeto de construção do prédio definitivo, em terreno comprado pelo MEC na Cidade das Flores.
O prefeito Emidio de Souza lembrou em seu discurso que o prédio onde o campus Osasco da Unifesp iniciou suas atividades havia abrigado, por mais de 12 anos, a Faculdade da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (Fac-Fito). "Foi construído um novo prédio para a Fac-Fito, mais adequado e a 50 metros daqui", lembrou, destacando ainda que a Prefeitura criará um cursinho popular gratuito, em 2012, para atender jovens munícipes que queiram prestar vestibular e estudar no campus da Unifesp Osasco.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, lembrou em sua explanação os primeiros esforços para a concretização do campus ainda no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a continuidade e crescente preocupação em expandir o ensino superior na administração da presidente Dilma Roussef. "Estamos fazendo o maior plano de expansão de universidades públicas no Brasil. Com a cidade de Osasco chegamos a marca de 126 novos campus universitários inaugurados em todo país. Vamos ainda promover uma reviravolta e uma mudança radical na melhoria da qualidade e expansão das universidades brasileiras", ressaltou.
Unifesp Osasco
O campus Osasco funciona desde o dia 14 de março, com turmas em quatro cursos: Administração, Ciências Contábeis, Economia e Relações Internacionais, atendendo 320 alunos. A estrutura básica do prédio adaptado para a Unifesp é de 26 salas de aula com capacidade para 50 alunos, 2 salas de aula com capacidade para 100 alunos, 6 laboratórios de Informática, 5 salas de professores, secretaria acadêmica, biblioteca, anfiteatro, auditório, seis laboratórios, espaço para convivência e estacionamento. De acordo com a diretora acadêmica, o campus tem capacidade total de 1,4 mil alunos.
O campus de Osasco é o 6º da Unifesp, instituição que foi considerada, em 2010, pelo MEC, a melhor universidade pública do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário