No último dia 16 de junho, a Câmara Municipal de Osasco sediou uma audiência pública com a concessionária de energia elétrica do Estado de São Paulo, Eletropaulo, uma empresa da AES Brasil. A audiência foi presidida pelo vereador dr. André Sacco, autor da propositura, que falou das dificuldades da população que enfrenta ruas escuras. A mesa foi composta pelo do presidente da Câmara, vereador Aluisio Pinheiro, pelos diretores executivos da AES, Roberto Di Nardo e Artur Tavares e pelo titular da Secretária de Obras e de Transportes e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Osasco, Waldyr Ribeiro.
Roberto Di Nardo foi o primeiro a ocupar a tribuna. Na ocasião, agradeceu o convite e a recepção da Casa e destacou que Osasco é uma parceira centenária da Eletropaulo. Na sequência, iniciou uma apresentação com vários números sobre a empresa, como o total de clientes em Osasco (234 mil), percentual de participação no BR (11%) e no Estado (40%); total de lâmpadas (31.594), rondas (4820 realizadas nos últimos 12 meses), percentual de pontos acesos (99,5%), entre outros.
Afirmou que a empresa incrementa a manutenção nos períodos de chuva, mas salientou que os ventos do último dia 7 de junho são incomuns. "O clima tem ficado muito hostil. Em 30 anos nesse setor, nunca vi nada igual", disse.
Segundo ele, um dos principais problemas enfrentados pela empresa são o roubo de cabos. Só em Osasco, em 2011, já foram roubados 2,3 quilômetros de cabos. De acordo com a empresa, basta um metro de fio roubado para deixar 20 postes fora de funcionamento.
Depois de Roberto, foi a vez do Secretário Waldyr Ribeiro subir à tribuna para dizer que a Prefeitura cobra a Eletropaulo diariamente para que preste bons serviços e que, por seu turno, a prefeitura atende à todas as solicitações de sua responsabilidade em média em 48 horas. "Não há praça em Osasco que fique dois dias sem luz", disse.
Waldyr afirma que a prefeitura sofre com vandalismo, a queda de galhos e árvores, mas que entendem que os problemas de cada um são sérios e que estavam ali para saber que atitude tomar.
Ao ocuparem a tribuna, os vereadores foram unânimes ao afirmar que o serviço prestado pela Eletropaulo não estava satisfatório e citaram várias ruas que estão ou que ficaram escuras por dias. Falaram também de várias árvores que aguardam poda por muito tempo, ameaçando fios e transformadores; o problema das invasões em áreas de domínio, entre outros.
Roberto e Artur responderam que os dois principais mecanismos que desencadeiam ação na concessionária são: ronda e protocolo de reclamação. Segundo eles, é importante que a população e até mesmo os vereadores liguem para os telefones da Eletropaulo (0800 72 72 196 ou 0800 72 72 120) informando os problemas. O protocolo possibilita que a solicitação seja rastreada e, posteriormente, verificado qual foi o problema no atendimento. Sobre as invasões em áreas de domínio, os executivos afirmaram que só podem interferir se houver decisão judicial de reintegração de posse. Sobre as podas atrasadas, Roberto afirmou que é de interesse da empresa não ter poda pendente, porém, a poda não é uma obrigação da Eletropaulo.
"Mas nós fazemos porque as pessoas morrem em acidentes ocasionados por árvores". Segundo ele, 4157 podas estão previstas para 2011 e muitos pedidos dos vereadores e já devem estar previstos nesse contingente.
Os vereadores também questionaram sobre manutenção preventiva da rede, possibilidade de aumento de postos de atendimento, aumento, identificação da ronda, além de rondas em conjunto com a prefeitura, entre outros temas polêmicos.
"A Eletropaulo deve avançar na eficientização e também no Reluz (Programa Nacional de Iluminação Pública e Sinalização Semafórica Eficientes), que tem financiamento da Eletrobras", sugeriu Aluisio Pinheiro.
O vereador acrescentou que em relação às áreas da Eletropaulo, a empresa deveria conservar melhor os terrenos, consertando muros, capinando e limpando, em consonância com os esforços da Lei Cidade Limpa, para evitar novas invasões.
O vereador Josias Nascimento solicitou uma reunião entre os vereadores e a concessionária para tratarem de questões técnicas, sugestão acolhida pelos executivos, bem como as rondas coletivas e o aumento de postos de atendimento. Sobre esse último, a Eletropaulo prometeu uma nova agência em Osasco para julho.
Os vereadores também comentaram sobre a dívida que a prefeitura tem com a Eletropaulo, dívida que foi renegociada pelo prefeito Emidio quando alcançou a cifra de R$ 800 milhões e que está sendo paga, segundo o Secretário Waldyr Ribeiro, à ordem de R$ 700 mil por mês. Os vereadores solicitaram que fosse enviado à Casa uma planilha contendo datas e valores da renegociação, o que o Secretário Waldyr prometeu providenciar.
Ao final, os executivos da Eletropaulo ressaltaram que o protocolo de reclamação é de extrema importância a ajuda a empresa a melhorar o atendimento e que irá melhorar os canais de atendimento, aumentando o número de atendentes no call center e melhorando o atendimento via sms.
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