quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Aluisio Pinheiro busca soluções para a iluminação pública junto à Eletropaulo

Na foto, da esq. para a dir., o secretário de Obras Waldyr Ribeiro, o diretor de clientes da AES, Artur Tavares, Aluisio Pinheiro, o diretor executivo da AES Roberto Di Nardo, o diretor secretário da Câmara Municipal, Alfredo Gioielli, e o diretor de planejamento e engenharia da AES, Saulo Ramos 


Preocupado com a questão da iluminação pública e suas implicações, principalmente ao já comprovado aumento da violência urbana quando esta se faz ausente ou deficiente, o presidente da Câmara Municipal de Osasco, Aluisio Pinheiro (PT), recebeu o diretor executivo da AES Eletropaulo, Roberto Di Nardo, a diretoria técnica da concessionária e o secretário de Obras, Waldyr Ribeiro, em seu gabinete, na manhã desta quarta-feira, 9, para iniciar as tratativas para a implantação de programas de eficiência enérgica na cidade.

O encontro teve como principal pauta o Programa Nacional de Iluminação Pública Eficiente – Reluz. Uma das principais características deste programa é a modernização do sistema de transmissão da energia elétrica, através da troca das antigas lâmpadas de mercúrio pelas lâmpadas de vapor de sódio em vias públicas, por exemplo. A medida, além de maximizar o fornecimento, garante, ao mesmo tempo, a disponibilidade do serviço a um baixo custo.

Dentro desta perspectiva de eficiência e economia, o vereador mediou a solicitação para a substituição de todos os pontos da Avenida dos Autonomistas – aproximadamente 188 postes e luminárias, com consumo elevado de 1600 watts por ponto -, do Viaduto Reinaldo de Oliveira (Viaduto Metálico) – trocando os 30 projetores com 2.000 watts cada por iluminação através de LED -, de cerca de 120 prédios públicos – 30 já foram eficientizados - e de mais outros 7 mil pontos de luz na cidade.

A primeira reunião já rendeu bons frutos. A AES Eletropaulo assumiu compromisso com o município em muní-lo com o material necessário na conquista do financiamento com a Eletrobras para a implantação do RELUZ. “Hoje nós mostramos a importância de Osasco. Atendemos ao primeiro chamado que o presidente Aluisio Pinheiro nos fez. Além disso, o prefeito Emidio tem se mostrado um parceirão e o município tem todos os critérios para a entrada no programa, inclusive a adimplência com sua contas”, reafirmou Roberto Di Nardo.

Para Aluisio Pinheiro, a cidade de Osasco tem demandas constantes em relação à iluminação. “Além da relação direta com a segurança que esta prestação de serviço tem, Osasco é uma cidade com elevado consumo e, por isso, precisa estabelecer parcerias para torná-lo acessível a todos e com a qualidade que contemple cada vez mais às necessidades dos minicípes”, disse. O vereador afirmou ainda que a melhoria na qualidade do serviço faz parte de um esforço da administração do prefeito Emidio de Souza, através da secretaria de Obras.

RELUZ
O Programa Nacional de Iluminação Pública Eficiente faz parte da política de subsídios da Eletrobras para a substituição de pontos de luz, a fim de aumentar a iluminação ao mesmo passo que diminui o custo do serviço.
O RELUZ tem por objetivo promover o desenvolvimento eficiente de iluminação pública e sinalização semafórica, bem como a valorização dos espaços públicos e sua arquitetura, além de ampliar a qualidade de vida nas cidades, também a partir da melhoria da segurança dos cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário