A realização do censo com dados sobre pessoas com deficiência na cidade de Osasco servirá como base concreta para a criação de políticas públicas que adequem o município à esta população, que hoje chega a 100.000 pessoas.
Em março, o vereador Aluisio Pinheiro encaminhou um pedido de realização de um censo específico com dados sobre pessoas com deficiência em Osasco. Segundo o documento, o município conta hoje com cerca de 100.000 pessoas com deficiência, porém não há informações precisas que possibilitem um estudo sobre as necessidades de adequação da cidade à realidade dessas pessoas.
“É preciso sabermos o grau de deficiência de cada uma dessas pessoas para elaborarmos um estudo real, que vá de encontro às reais necessidades dessa população”, explica o vereador, que defende a acessibilidade em todos os locais públicos, como acesso a estabelecimentos, órgãos públicos, vias de acesso em geral, entre outros.
O documento apresentado pelo parlamentar, ressalta ainda que algumas das informações essenciais no auxílio de ações adequadas por parte do poder público, são a quantidade, a faixa etária e a condição econômica das pessoas com deficiência em Osasco, principalmente por conta das ações voltadas não somente à acessibilidade, mas também à inserção dessas pessoas no mercado de trabalho e serviços públicos inclusive os protegidos por legislação específica.
Além disso, o vereador sustenta que é essencial que as deficiências sejam tipificadas e expostas em números, para que, desta forma, as instituições públicas e privadas tenham conhecimento e condições de adaptação para inserir esse público em suas estruturas de maneira a efetivar a dignidade e a inclusão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário