sexta-feira, 15 de julho de 2011

Prefeito se licencia e presidente da Câmara de Osasco assume por 7 dias

 Crédito: Assessoria de Imprensa / CMO

O presidente da Câmara de Vereadores de Osasco, Aluísio da Silva Pinheiro (PT), vai responder interinamente pela prefeitura do município pelo período de sete dias, a partir deste sábado (16/07). O parlamentar substituirá o prefeito Emidio Pereira de Souza, também do PT, que se licenciará por motivos pessoais.
O vice-prefeito de Osasco, Dr. Faisal Cury (PTB), informou que, por razões alheias à sua vontade, está em tratamento médico e não pode assumir interinamente a prefeitura. Desta forma, o primeiro da lista de sucessão é o presidente do Legislativo.

Até o dia 23/07, a presidência da Câmara ficará sob a responsabilidade do vice-presidente, vereador Antônio Aparecido Toniolo (PRP).

Em uma coletiva de imprensa realizada na prefeitura no início da tarde desta quinta-feira (14), o prefeito Emidio declarou estar muito seguro de deixar a cidade nas mãos de Aluisio Pinheiro. "Ele é da mais alta confiança, tem muita capacidade e amplo conhecimento de Osasco. Quando líder do prefeito na Câmara, e agora na presidência, sempre foi leal, companheiro. Penso que essa transmissão de cargo, mesmo que curta, é também uma forma de homenagear o Legislativo Osasquense, que nunca faltou com a cidade no cumprimento de seus deveres", disse o prefeito.
Aluísio Pinheiro agradeceu a confiança de Emidio e falou sobre a importância de assumir o cargo de prefeito interino. "Para mim, assumir a cadeira de prefeito por uma semana não é uma tarefa menor. Se fosse por uma hora apenas, também seria muito importante para mim. Com isso, haverá uma grande alteração no currículo da minha carreira política, que passa por seu melhor momento. Estou pronto e tranquilo para assumir esta nova tarefa. Quando Emidio voltar, a cidade estará igual ou melhor do que está hoje", brincou Aluisio.
O deputado estadual Marcos Martins (PT) também usou a palavra e ressaltou que a confiança dada a esta transmissão interina mostra o bom relacionamento da administração municipal e o reconhecimento e valorização do Legislativo.

Para o deputado federal João Paulo Cunha (PT), este ato destaca a tranquilidade administrativa em que a cidade passa. "Sinto muita tranquilidade, firmeza e seriedade em Aluisio Pinheiro. Desejo-lhe boa sorte e um bom trabalho", finalizou.

Presidente da Câmara assume a prefeitura pela primeira vez após reforma constitucional
No dia 16/06/1982, o presidente da Câmara de Osasco, vereador Primo Broseghini (ARENA) assumiu o cargo de prefeito da cidade. O fato se deu pela renúncia, no dia 15/06/1982, do então prefeito Antônio Guaçú Dinaer Piteri (MDB), que assumiu o cargo de deputado federal, e do vice-prefeito João Gilberto Port (MDB), que também assumiu um cargo eletivo - o de deputado estadual.
Desta forma, o presidente do Legislativo permaneceu no cargo até o fim daquele mandato, no dia 31/01/1983. Broseghini atualmente está aposentado e reside na Zona Norte da cidade.
Com a ida interina de Aluisio Pinheiro para a prefeitura, será a primeira vez que um presidente da Câmara assume o Executivo sob o novo Sistema Jurídico Constitucional de 1988, que promoveu diversas mudanças na forma de representação política no país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário