Lei que regulamenta motofrete é sancionada em Osasco
Demanda do mandato do vereador Aluisio Pinheiro, a lei
municipal pretende regulamentar profissão com mais de sete mil em Osasco
Na
sexta-feira, 29, o presidente da Câmara Municipal de Osasco, Aluisio Pinheiro,
ao lado do deputado federal João Paulo Cunha, participou de ato no qual o
prefeito Emidio de Souza sancionou o Projeto de Lei 01/12 que dispõe sobre o
serviço de transporte de pequenas cargas denominado motofrete.
Durante
a cerimônia, que ocorreu no gabinete da Prefeitura, foi subscrita matéria do
Executivo resultado de um pedido do vereador Aluisio Pinheiro, em dezembro de
2011. Na época, Aluisio Pinheiro encaminhou ao prefeito Emidio de Souza ofício
solicitando a criação de um projeto que regulamentasse o serviço de motoboy no
município. Segundo a legislação, projetos desse teor só podem ser apresentados
pelo prefeito.
Na
ocasião, Emidio de Souza ressaltou a importância do lei. “É uma alegria tomar
uma atitude que beneficie uma categoria inteira. Estima-se que em Osasco, mais
de sete mil pessoas trabalhem no ramo de motofrentistas, então, a assinatura
dessa lei é de estrema importância”, disse o prefeito. “Essa medida soma-se a
tantas outras que vêm sendo tomadas em Osasco para tornar a cidade cada vez
mais antenada com as necessidades do mercado”, completou.
A
questão da segurança do profissional foi um dos pontos centrais do discurso do
vereador Aluisio Pinheiro. “Outras cidades já adotaram práticas semelhantes.
Leis como esta ajudam a profissão ser regulamentada e, com isso, a redução do
número de acidentes que hoje é assustadoramente alto. Estamos falando, ao mesmo
tempo, de valorização profissional e defesa da vida”, disse o parlamentar.
Outras características
Em consonância com o que determina a Lei Federal nº
12.009/09 e a Resolução nº 356/2010 do Conselho Nacional de Trânsito, que
estabelecem requisitos de segurança para transporte remunerado de cargas por
motocicletas, a lei poderá, por exemplo, definir volume e peso adequado para a
motocicleta, criar um cadastro, normatizar as autorizações, cobrar cumprimento
de leis trabalhistas, idade máxima da motocicleta, cilindradas, padrão visual,
entre outros, e definir as infrações e sanções no caso do descumprimento.
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