terça-feira, 3 de abril de 2012

Presidente da Câmara de Osasco participa de lançamento da TV Metropolitana


Na tarde de ontem, 2 de abril, em cerimônia realizada no hall térreo da Câmara Municipal de São Paulo, o Presidente da Câmara Municipal de Osasco, vereador Aluisio Pinheiro, participou da assinatura do convênio que criou a TV Metropolitana. O documento, assinado pelo Presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia e pelo Presidente da Câmara de São Paulo, José Police Neto,cede um canal digital aberto que será operado pela TV Câmara SP. A Assembleia Legislativa de São Paulo também receberá canal idêntico. 


O novo canal da TV Câmara SP terá potência suficiente para cobrir toda a Região Metropolitana de São Paulo. Como a TV Câmara SP terá programação de 10 horas diárias, as restantes 14 horas serão cedidas a Câmaras Municipais da Região Metropolitana para que elas componham a TV Metropolitana. Com o novo canal, as 39 cidades da RMSP terão acesso à programação da TV Câmara SP e também poderão transmitir conteúdo próprio gerado por suas casas legislativas. A ideia é, após as eleições de outubro, criar uma TV Metropolitana, cuja grade será produzida pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

A Assembleia Legislativa de São Paulo implantará um sistema parecido. Seu canal terá alcance para todo o Estado, o que lhe permitirá fazer convênios com Câmaras Municipais do interior que hoje não têm como noticiar suas ações.

Essas associações vão formar, mais adiante, o que a Câmara dos Deputados chamou de Rede Legislativa de TV Digital, que integrará as casas legislativas federais, as assembleias legislativas dos Estados e Câmaras Municipais. A TV Metropolitana da Região Metropolitana de São Paulo, no entanto, só passará a funcionar depois das eleições de outubro.

Há alguns meses a Câmara dos Deputados recebeu a concessão do canal 61, aberto e digital, pelo Ministério das Comunicações. Como os canais digitais podem transmitir quatro programações simultâneas em quatro subcanais, a Câmara optou por ceder três dos subcanais a Assembleias e Câmaras Municipais para que elas passassem a deter um canal aberto.

Atualmente, a TV Câmara SP transmite uma programação de 7 horas diárias por um canal a cabo compartilhado com a Assembleia Legislativa de São Paulo. Com os novos canais, cada um desses parceiros passará a ter um canal digital aberto exclusivo.

“Sem dúvida essa TV será mais uma excelente ferramenta que teremos à disposição da transparência, à serviço do povo. É também mais um importante passo dado na direção da integração da região metropolitana, que sofre das mesmas dificuldades e, trocando experiências, pode utilizar as mesmas soluções. A nossa meta é aumentar a visibilidade da TV legislativa, integrando também a população nesse processo”, comentou Aluisio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário