Vereador Aluisio Pinheiro ao lado de voluntários durante a Ação
Crédito: Assessoria de Imprensa
No último dia 20 de novembro, milhares de pessoas se reuniram na Rua Professor Sud Menucci para participar da 9ª Ação da Cidadania e Festa da Cultura, atividade desenvolvida pelo mandato do vereador Aluisio Pinheiro em parceria com a Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Jardim Helena Maria, com apoio da Prefeitura de Osasco, por meio das Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Trabalho e Inclusão e de Governo.
Durante todo o dia, mais de 100 voluntários se desdobraram para oferecer à população diversos serviços e atividades ligados à cidadania, saúde, cultura e lazer. Ao todo, 25 atividades diferentes funcionaram simultaneamente, fazendo com que a Ação atingisse a marca 4.929 atendimentos, sem contar o público dos bingos e dos shows musicais.
A festa já se tornou tradição no bairro e a cada ano atrai mais pessoas e oferece mais serviços.
As atividades do dia começaram com a realização de uma Missa especial em comemoração ao Dia da Consciência Negra, com elementos afro, celebrada pelo pároco da Igreja Nossa Senhora Aparecida, Sebastião dos Reis Miranda. Como nas outras edições, a 9ª Ação da Cidadania ofereceu orientação jurídica e previdenciária, emissão de carteira profissional e cadastramento para emprego, informações sobre programas sociais (Bolsa Família e Renda Cidadã), além de corte de cabelo, limpeza de pele, verificação de pressão, frequência cardíaca e glicemia, oficinas de artesanato e de origami, e as famosas barracas com comidas típicas, entre várias outras atividades.
As novidades desse ano foram a Oficina de DJ e a Feira de Adoção de Cães e Gatos, promovida pelo Centro de Controle de Zooneses. Já na parte artística, a Ação contou com a apresentação das crianças do Centro Promocional Cristo Rei, os shows com os grupos Na Hora H e Retrato do Samba, entre outras atrações.
As crianças, como sempre, mereceram atenção especial com diversos brinquedos, como balão pula-pula, cama elástica e piscina de bolinhas, além de escultura de bexiga, pintura facial e algodão doce.
Outro destaque da festa foram os sorteios de vários prêmios. “Eu fico feliz em realizar essa festa porque a população daqui colabora. Nós temos vários parceiros, muitos voluntários trabalhando nesta ação, tudo isso por carinho, respeito e dedicação pelo nosso trabalho, que busca promover a união e o fortalecimento da comunidade”, comentou o vereador Aluisio Pinheiro.
Lindinalva Leite da Silva é uma das moradoras do bairro que sempre participam. “Participo todos os anos da oficina de fuxico porque é fácil, é um incentivo para a dona de casa. Depois eu faço fuxico em casa. Acho maravilhoso [a Ação], a melhor coisa que já fizeram”, comentou.
Já Renata Maria de Jesus Santos, moradora do Parque Bandeirantes, visitou a Ação da Cidadania pela primeira vez e promete ficar assídua. “Estou gostando bastante. Acho essa iniciativa bem interessante, inclusive até deixei meu nome para na próxima, ajudar de alguma forma, não sei como, mas quero ajudar”, disse a jovem, que fez trança afro junto com a filha Rayane.
Já Rogério e Rafael Ortiz, pai e filho, aproveitaram a Ação para melhorar o visual. “Acho muito boa essa iniciativa do Aluisio. Hoje vim cortar o cabelo e trazer as crianças para se divertir”, contou.
Os serviços de saúde, mais uma vez, mostraram-se dos mais procurados e também dos mais importantes socialmente. “Parabenizo por essa Ação da Cidadania, que é realizada tanto pela Paróquia como pelo vereador Aluisio Pinheiro. É importante sabemos sobre a nossa saúde. Minha pressão, Graças a Deus, está muito boa”, disse José Luiz Francisccini, que todos os anos participa da Ação.
Daniela Barbosa NAscimento, aluna de enfermagem, voluntária nos testes de glicemia da Ação, explica a importância de se oferecer serviços de prevenção e também oportunidade para voluntários. “É uma experiência bacana, que eu ainda não tinha passado. Vamos aprendendo mais, tendo contato maior com o público e para mim foi uma experiência muito positiva. As pessoas têm sido muito recepctivas. É sempre bom fazer os examos preventivos. A diabetes é uma doença muito séria, as pessoas as vezes não tem consciência do tamanho da doença que é o diabetes. Aqui é uma ótima oportunidade para receber orientação e ter essa consciência, equilibrar a dieta, praticar exercícios, fazer os acompanhamentos médicos”, resumiu.
Veja abaixo os números finais da 9ª Ação da Cidadania e Festa da Cultura.
SERVIÇOS E Nº DE ATENDIDOS
Orientação Jurídica - 25
Orientação Previdenciária - 19
Oficina de Fuxico - 68
Oficina de Origami - 69
Oficina de DJ - 50
Cadastro para Emprego - 20
Carteira Profissional - 23
Informações Programas Sociais - 50
Mudas verduras - 792
Confecção de Currículo - 06
Teste de Glicemia - 500
Pressão arterial - 500
Frequencia cardiaca - 500
Acuidade visual - 120
Doação de animais - 30
Limpeza de pele - 68
Corte de cabelo - 150
Quick Massage - 15
Trança Afro - 34
Design de sobrancelha - 60
Escultura em bexiga - 300
Pintura facial - 400
Algodão doce - 1200
Recreação (piscina de bolinhas, cama elástica e balão pula-pula) - 930
Total Geral - 4929
Nenhum comentário:
Postar um comentário