O dia 18 de maio foi marcado por mobilizações de trabalhadores em todo o país pela redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem perda de salários e direitos. Em Osasco, o ato, que começou às 6 horas da manhã, aconteceu no calçadão da Rua Antonio Agu e reuniu trabalhadores, lideranças sindicais e parlamentares. O vereador Aluisio Pinheiro, que defende a luta e apoia os trabalhadores, marcou presença.
Representantes da CUT, da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Força Sindical, NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores) e trabalhadores de diversas categorias passaram pelas estações de Itapevi, Barueri, Antônio João, Carapicuíba e Osasco, onde a mobilização foi concluída.
O intuito do ato foi conscientizar os trabalhadores sobre a luta e sua importãncia para a classe.
“A redução da jornada permitirá que o trabalhador tenha mais tempo para sua família. Além disso, poderá cuidar melhor de sua saúde, evitando mais estresse, essa doença que vitima milhares de trabalhadores. E mais, novos empregos serão ofertados. Todos tem a ganhar, inclusive o patrão, até porque com mais tempo, o trabalhador poderá estudar mais, se preparar mais para o desenvolvimento de sua função”, destacou Aluisio Pinheiro. Para ele, “essa é uma luta justa e por isso vamos fortalecê-la cada dia mais”.
Os trabalhadores e as entidades têm se mobilizado para pressionar o Congresso Nacional a aprovar a PEC 231/95 ainda neste ano.
As Centrais Sindicais se reunirão no Estádio do Pacaembu, no dia 1 de junho, para entregar uma pauta de reivindicações trabalhistas à pré-candidata à Presidência da República e ex-ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.
Nenhum comentário:
Postar um comentário