quarta-feira, 11 de maio de 2011

Presidente da Câmara, vereador Aluisio Pinheiro participa do lançamento do Parlamento Metropolitano

 Aluisio Pinheiro participa, ao lado de chefes do Legislativo em São Paulo, da oficialização do ParlaMet

O Presidente da Câmara Municipal de Osasco, vereador Aluisio Pinheiro, ao lado de presidentes das Câmaras Municipais da Grande São Paulo, oficializaram na manhã de segunda-feira, 9 de maio, a criação do Parlamento Metropolitano (ParlaMet). A solenidade do lançamento oficial do órgão foi realizada no auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa, na Capital e contou com a presença dos vereadores João Góis (PT), Nelsinho (PT), Valmir Prascidelli (PT), Eduardão (PSB), Rogério Lins (PR) e Josias Nascimento (PP). O objetivo do novo órgão é fazer com que as Casas legislativas das cidades da Região Metropolitana de São Paulo busquem soluções conjuntas para problemas comuns, como transporte rodoviário e ferroviário, segurança, meio ambiente (despoluição do Rio Tietê, destinação do lixo, redes de esgoto), entre outros.


Um dos articuladores da região Oeste, o vereador Aluisio Pinheiro é um entusiasta da iniciativa. Para ele, unidos teremos muito mais força, “principalmente diante do governo do Estado e nossos pleitos não poderão ser ignorados”, prevê Aluisio.

A organização representa um universo que compreende 39 municípios, 547 vereadores, cerca de 21 milhões de habitantes e um PIB que ultrapassa os R$ 400 milhões, formando a terceira maior área urbana do mundo.

A abertura do evento foi feita pelo presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Barros Munhoz. Em documento entregue na solenidade, o Parlamento Metropolitano estabeleceu objetivos, como realizar estudos, pesquisas e debates buscando a melhoria da qualidade de vida e dos serviços públicos municipais, entre outros. Porém, uma das prioridades já definidas será a integração das tarifas de ônibus nas cidades. Outro item na pauta do órgão é a análise, revisão e integração dos planos diretores. O tema que tem atraído a atenção dos vereadores de uma forma geral é a tramitação do projeto de lei complementar nº 6, que reorganiza a Região Metropolitana de São Paulo. O projeto passou a tramitar com regime de urgência desde o dia 3 deste mês na Assembleia Legislativa sem que os vereadores tenham sido consultados, “mas mesmo assim nós já estamos nos debruçando sobre o tema”, disse o presidente.

O ParlMet vai usar a estrutura já existente na Câmara de São Paulo e terá caráter consultivo. O próximo passo será definir as câmaras técnicas e um calendário para realização de encontros periódicos e temáticos.

"O Parlamento Metropolitano vai potencializar a busca por interesses comuns. Por meio deste novo organismo, teremos a oportunidade de buscar, cada vez mais, agregar esforços e propiciar um espaço em que todos possam se expressar igualitariamente", declarou o presidente.

Aluisio afirmou ainda que o Parlamento Metropolitano será um instrumento de relevância para os moradores da região Oeste, e vai colaborar com o respectivo avanço nas discussões conjuntas. “Com o ParlaMet, além de instituirmos um fórum permanente de discussões, aumentamos a nossa representatividade na solução de questões como a integração entre os sistemas de transporte coletivo”, concluiu.

A próxima reunião geral do órgão recém criado deve ocorrer em junho, na cidade de São Bernardo do Campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário